segunda-feira, 2 de junho de 2008

big (strong) weekend na Gralheira Maciço

Ora aí está! Programa para um grande fim-de-semana no maciço da Gralheira.

Dia 7

“Rota do Pobreiro” – percurso pedestre acompanhando um dia o pastor no pastoreio colectivo das cerca 2500 cabras da aldeia de Covas do Monte.

Para os menos preparados fisicamente temos actividades também em Covas:

1-continuação da recuperação do lagar, onde se pode observar e ajudar o carpinteiro na reconstrução das engrenagens tradicionais.

2-participar na produção e montagem dos painéis solares de baixo custo para a produção de água quente dos balneários da zona de acampamento.

3-moer o milho e o centeio no moinho tradicional amassar a farinha e cozer a broa. Para isto terão a ajuda preciosa da D. Amélia.

4-à noite poderão assistir com os habitantes à projecção dum filme ao ar livre no centro da aldeia

Dia 8

"Rota da Vitela de Lafões" – Na aldeia de Muro.

Durante a manhã teremos oportunidade de, percorrer o caminho que outrora se fazia até à escola de Manhouce, encontrar o Poço do Batandeiro, conhecer o moinho que além de moer fornecia energia eléctrica às casas do Muro. Neste percurso teremos a oportunidade de encontrar vacas Arouquesas a pastar nos lameiros.

Almoço

De tarde, no Curral da Dona Carminda e do Sr. Bento, um concerto de Canto, Piano e Violoncelo, levar-nos-á numa viagem desde o séc. XVIII à actualidade, através de compositores como Handäel, Mozart, Shubert, Gershwin.

Dia 9

“À descoberta de aldeias perdidas”- utilizando a carrinha da associação “Amigos de Covas do Monte” realizaremos visitas a aldeias perdidas na serra.

Para além disto em Covas do Monte há sempre muitas actividades que se podem fazer, como testar o “enfarenamento” (forma tradicional de tratar o ferro para que ele não oxide) da panela de ferro confeccionando lá uma refeição colectiva.

Dia 10

“Sopa de S. Macário” – No parque de merendas de S. Macário. Cada participante traz um condimento para adicionar aos legumes de produção local, os talheres e a bebida.

Esta sopa é sempre diferente e tanto mais rica quanto maior a diversidade dos participantes.

Para chegar a Covas do Monte

Existem várias maneiras de se chegar a Covas do Monte quer se venha do Sul ou do Norte tendo como ponto de orientação S. Macário.
De S. Pedro do Sul – direcção S. Macário através das estradas N16 - N228 (direcção S. Felix) - N559 (direcção S. Macário / Covas do Monte) e finalmente a N1216 que nos levou até ao cruzamento para descer para o destino final.
As coordenadas são N40 53.269 W8 05.952

Mais informações em:

www.criaraizes-spedrosul.com

www.criaraizes-spedrosul.com/site/untitled/Contactos.htm

Sem comentários: