.jpg)
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
The destruction of sustainable family farming is one of the main causes of climate change
"The destruction of sustainable family farming is one of the main causes of climate change
Massive rural exodus is one consequence of these policies. In Europe and in the United States, where almost all common goods have been privatized and where small farmers face harsh competition from highly subsidized industrial agriculture, less than 5% of the population is still engaged in farming. Everywhere in the world, small farmers and peasants are trapped between dependency on expensive seeds, inputs, and pesticides that they must buy from industry and the low prices they receive for their products. Peasants are being forced to leave the countryside and join the misery of urban shantytowns. Of the six billion inhabitants on Earth, three are now urban, including one billion that live in slums. Experts predict that soon the majority of urban people will live in shantytowns.
This rural exodus is one of the biggest threats to climate stability. Indeed, while small-scale family farming cools down the Earth, the industrial model of production and consumption that replaces it multiplies carbon emissions. Over the last 150 years, the industrialization of agriculture has meant replacing people's energy - men and women's work as farmers and peasants – by the energy of fossil fuel: tractors, fertilizers, the specialization of production and development of monocultures which requires long-distance transports of food and animal feed. This has meant replacing a model of production which was keeping great quantities of carbon in the soil by taking care of humus, by a system which uses four times more calories in fossil fuel than it is able to produce as food."
Via Campesina position on UNFCCC (United Nation Framework Convention on Climate Change)
The UNFCCC is profitable for business.
Will it help stop climate change?
-----------------------------------------------------------------------
La Via Campesina - International Secretariat:
Jln. Mampang Prapatan XIV No. 5 Jakarta Selatan, Jakarta 12790 Indonesia
Phone : +62-21-7991890, Fax : +62-21-7993426
E-mail: viacampesina@viacampesina.org, Website: http://www.viacampesina.org
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Subscribe to Via Campesina News Updates! (Go to www.viacampesina.org and subscribe on line)
¡Suscribe a la lista de información de La Vía Campesina! (Suscribe en línea en http://viacampesina.org/main_sp/)
Inscrivez-vous à la liste d’information de Via Campesina! (Inscrivez-vous en ligne sur http://viacampesina.org/main_fr/)
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Desfolhada

Desta vez fomos ajudar a desfolhar o milho. Estiveram presentes pessoas oriundas de vários pontos do país.
Muitos nunca se tinham visto em tais andanças, mas no final a satisfação era grande. Tinham experimentado e vivenciado coisas novas.
Muitos nunca sequer tinham contactado com o milho "mas é disto que se faz a broa?!" Perguntavam numa mistura de admiração e incrédulos.
Ver opiniões em:
www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?t=2232
e mais fotos em:
http://picasaweb.google.pt/vtor.andrade/Desfolada#
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Covas do Monte pela TSF
A aldeia das 2500 cabras
15 OUT 08 às 17:14
Covas do Monte é uma pequena aldeia escondida num dos vales da Serra de São Macário, em São Pedro do Sul. É aqui que se encontra um dos maiores, senão mesmo o maior rebanho do país.
Todos os dias, 2500 cabras saem de manhã para a montanha, num ritual ancestral de pastoreio comunitário que envolve toda a pequena povoação de apenas 56 habitantes. Ao fim da tarde, no regresso à aldeia, os animais parecem saber de cor o curral e a porta certa. Covas do Monte é uma aldeia de rosto antigo, onde se encontra ainda um Portugal raro e já muito distante.
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Desfolhada
Dia 18 – Pelas 9 horas assistir à partida das 2500 cabras para o monte. O rebanho é pastoreado colectivamente pelos habitantes. Vamos poder acompanhar durante um pequeno percurso e experimentar a dificuldade da subida. (aconselha-se levar máquina fotográfica, pois são imagens espectaculares). Segue-se uma visita guiada a aldeia onde poderemos contactar com a forma de vida dos seus habitantes e com actividades desenvolvidas no âmbito do projecto Criar Raízes http://www.criaraizes-spedrosul.com . Estas actividades tiveram sempre a colaboração e participação de muitas pessoas que para isso se têm encontrado regularmente em Covas do Monte.
Pelas 13 horas iremos almoçar no restaurante da Associação “Amigos de Covas do Monte”
O resto do dia fica para a desfolhada. Esta será realizada em casa de agricultores e inclui uma merenda de trabalhador e animação. Está previsto que se prolongue até haver “gente”.
Para este dia este dia acertei que cada participante contribuía com 10€
Dia 19 – É livre. Poderemos utilizar a carrinha da Associação para fazer um percurso por algumas aldeias em redor.
Para se chegar a Covas do Monte não é difícil. A partir de S. Pedro do Sul segue-se a direcção de S. Macário (ter em atenção as indicações em todos os cruzamentos) ao chegar ao cimo deixar a indicação de S. Macário e seguir em frente 20, 30 metros e virar à esquerda (para a direita vamos para a Pena). No primeiro cruzamento à direita (está indicado Portal do Inferno e Covas do Monte) seguir sempre a indicação de Covas do Monte.
Para qualquer emergência o melhor é contactar o número do restaurante 232 357 592 pois a rede de telemóvel no local não é fiável, durante o dia para 232 728 330 telefone do Criar Raízes
Ficamos à vossa espera!
terça-feira, 7 de outubro de 2008
A história do "estória"


terça-feira, 23 de setembro de 2008
ESTÓRIA, HISTÓRIA 2008
Encontro de Contadores, Lareiras e Saborescontos, percursos pedestres, petiscos, vidas partilhadas...uma forma diferente de descobrir a serraMaciço da Gralheira Aldeias de Covas do Monte e Candal (São Pedro do Sul – Viseu)
3, 4 e 5 de Outubro de 2008
Quem faz o conto é o ouvido
Italo Calvino
Resultando de uma vontade encontrada para que a arte de contar estórias fosse promovida e partilhada na região, resolvemos, a partir desta ideia, (re)descobrir a serra. Entre a Tradição Oral e o Património Local.Num ambiente acolhedor e de partilha, integrado num projecto de promoção de inclusão e desenvolvimento, trazemos o conto de novo para a lareira, para o sítio onde nasceu, nas longas noites de frio e chuva, à volta do lume, em casa das pessoas. A ideia é que os participantes descubram as aldeias e suas gentes, ao circular de casa em casa para ouvir um contador diferente.2 aldeias . 3 casas por aldeia . 1 contador por casa . 8 participantes por casaA acompanhar tudo isto, teremos petiscos regionais, uma outra forma de descobrir a região.Depois do balanço positivo da edição de estreia, voltamos a Candal e a Covas do Monte para nos deixarmos encantar pelos segredos e encantos do Maciço da Gralheira.Desta vez teremos dois novos convidados muito especiais, o António Fontinha e a Cristina Taquelim, que desde há muitos anos vão levando muitas e boas histórias a muitos recantos do mundo...Para dar início ao Estória, História... escolhemos este ano o Retiro da Fraguinha, um projecto que é simultaneamente um espaço de acampamento mas também um espaço de intervenção cultural e ambiental, permitindo um olhar renovado sobre o território. E acampar em Covas do Monte é precisamente outra das novidades deste ano, o que permitirá que os participantes possam prolongar a sua relação com a serra e os seus habitantes, e por isso mesmo potenciar a experiência no seu todo, esperamos nós.
Bem-vindos.
(mais informações em anexo)
-- Projecto "Criar Raízes"
Largo da Cerca, 1.º Bloco, Fracção G, 1.ºEsq.3660-503 S. Pedro do Sul Tel e Fax: 232 728 330
terça-feira, 16 de setembro de 2008
"Névoa no Vale" na RTP
Vídeo Artes & Espectáculos
2008-09-16 14:38:31
Realizador de "Névoa no Vale" premiado
Durante cinco meses uma realizador filmou os habitantes de Covas do Monte. Uma aldeia no concelho de São Pedro do Sul. O Documentário "Névoa no Vale" retrata a vida dos habitantes que vivem quase todos da pastorícia.
domingo, 14 de setembro de 2008
A vida continua!...

É graças ao seu esforço que mais uma vez muitos amigos se voltam a encontrar.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Aqui está a prova.
http://66.102.9.104/search?q=cache:7vtOSIYnSl0J:sic.aeiou.pt/online/sites%2Bsic/sicporportugal/novidades/ntqviseu.htm+Associa%C3%A7%C3%A3o+Amigos+de+Covas+do+Monte+vence+%22A+Nossa+Terra+Quer%22&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=1&gl=pt
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Mas que é isto?!!!
Isto aconteceu mesmo.
No dia 05/09/08, pelas 21h, após o encerramento das linhas telefónicas destinadas à votação nos projectos do distrito de Viseu do Programa a "Nossa Terra Quer" foi colocado no site
http://sic.aeiou.pt/online/sites+sic/sicporportugal/novidades/ntqviseu.htm
a informação de que o projecto da Associação Amigos de Covas do Monte, "Covas do Monte - Aldeia Viva" tinha ganho. Informação que logo que nos foi possível disponibilizámos aqui no blogue
Durante todo o fim de semana essa informação manteve-se.
No dia 08/09/08 pelas 11h é dada, na SIC, a informação de que quem ganhou foi a Associação Cultural e Recreativa de Cambra e de seguida alterada a informação na página Web.
Tudo isto foi feito sem a menor responsabilidade e de respeito por todos os participantes, os que estiveram envolvidos nas candidaturas assim como os que realizaram telefonemas.
Na altura da publicação dos resultados estava com uma pessoa amiga e foi do seu computador que observámos os resultados, que copiou e colocou na sua página pessoal
http://zetovar1.blogspot.com/
assim como um link para a pág. da Sic agora já alterada.
Assim NÃO. Estou indignado e revoltado com tudo isto.
Mas será que não há mesmo responsáveis?!
Ao sistema de aquecimento de água juntámos a produção de energia eléctrica
domingo, 7 de setembro de 2008
Covas do Monte ganhou concurso - A Nossa Terra Quer
http://sic.aeiou.pt/online/sites+sic/sicporportugal/novidades/ntqviseu.htm
A todos os que contribuiram com o seu voto o nosso muito obrigado
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Concurso da SIC - A minha Terra Quer
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Realização da Rota do Pobreiro_6_Setembro
Covas do Monte (São Pedro do Sul)
Realização da Rota do Pobreiro
***
Saíremos de manhã cedo com os pobreiros (nome dado aos pastores na aldeia) encosta acima, acompanhando “o gado” rumo ao Caminho do Carreiró. São dois pobreiros, à vez, todos os dias, de diferentes parceiradas que guiam o rebanho pela serra.
O almoço/merenda será na serra, com os pastores. Regressaremos no fim de almoço, onde se fará uma visita à aldeia e aos projectos que estão a ser feitos, nomeadamente o espaço internet e a recuperação do lagar comunitário de azeite.
O jantar será no restaurante "Os Amigos de Covas do Monte" (antiga escola primária pertença da associação).
Ps- A aldeia de Covas do Monte concorreu ao programa da SIC "A minha terra quer", vai passar hoje à noite uma pequena reportagem sobre Covas do Monte. A votação vai decorrer no dia 3,4 e 5 de Setembro. VOTEM!
--
Projecto "Criar Raízes"
Largo da Cerca, 1.º Bloco, Fracção G, 1.ºEsq.
3660-503 S. Pedro do Sul
Tel e Fax: 232 728 330, 961 548 791
domingo, 24 de agosto de 2008
SIC esteve em Covas do Monte


a fazer as filmagens para o programa "A Nossa Terra Quer".
http://sic.aeiou.pt/online/sites%20sic/sicporportugal/anossaterraquer
quinta-feira, 24 de julho de 2008
efeitos especiais
"nunca vi tanta cabra na minha vida" ...
terça-feira, 22 de julho de 2008
apanhar batatas: levantou poeira, levantou poeira!
levantou poeira!
quarta-feira, 9 de julho de 2008
terça-feira, 8 de julho de 2008
19_JULHO_Colher as batatas em Covas do Monte_SPedro_do_Sul
Nos campos de milho vai sendo o tempo de começar
a colocar os espantalhos e as tramelas (os ruidosos moinhos de vento).
Pela manhã, não perca a oportunidade de testemunhar a impressionante saída dos pastores
Viajando no tempo, vamos até ao moinho tradicional, junto ao ribeiro, e passamos
Das 8h00 às 8h30: encontro em São Pedro do Sul, no Largo da Cerca, junto à Sede do "Criar Raízes" (atrás da Câmara Municipal).
Saída às 8h30, para Covas do Monte (os participantes terão que levar transporte próprio).
- Ver a saída dos pastores para o monte com os rebanhos (opcional)
- Colheita de batatas
- Passeio pela aldeia, visita ao moinho e ao lagar
Almoço no Restaurante da Associação "Os Amigos de Covas do Monte"
- Oficina de Construção de Espantalhos e Tramelas
- Fazer a broa de milho pelo processo tradicional
- Lanche
- Ver o regresso dos pastores do monte com os rebanhos
Contactos para inscrições: telef. 232 728 330 / e-mail terrasdespedrosul@portugalmail
Número limite de participantes: 20.
Inscrições até dia 16 de Julho.
Preço do Almoço + Lanche: com prato do dia, 7 Euros
com cabrito assado, 12 Euros.
Crianças com 6 a 12 anos pagam 50%. Crianças mais novas: grátis.
Parceiros
Instituto das Comunidades Educativas http://www.iceweb.org/home.html
Escola Superior de Educação de Coimbra http://woc.esec.pt/
Agricabaz http://agricabaz.googlepages
Cooperativa CoopRaízes http://www.criaraizes-spedrosul
Imagens da agricultura familiar tradicional em Covas do Monte http://agricultura-covas-do
clique aqui para baixar o
segunda-feira, 30 de junho de 2008
sábado, 28 de junho de 2008
procurar 19x7 batatas, dia 19 de Julho (Sábado)
temos em agenda voltar, dia 19 de Julho, a Covas do Monte,
para ajudar na colheita das batatas.
O programa completo de actividades para esse dia
será publicado brevemente! ...
quinta-feira, 19 de junho de 2008
o muro
terça-feira, 17 de junho de 2008
quarta-feira, 11 de junho de 2008
eCoBanho Campo das Oliveiras
mostram trabalho no Campo das Oliveiras, em Covas do Monte


aqui estamos a construir o depósito de água artesanal:
fazer uma caixa (pode ser uma "arca do milho" velha!)
com madeira e forrar toda a superfície
interior com esferovite ou outro material que diminua a perda de calor,
depois colocar um "saco plástico" lá dentro,
neste caso tela impermeável a revestir todo o interior,
( - chatear-se o necessário até não pingar mais...)
numa fase mais avançada,
já estão colocados os painéis sobre o telheiro
e feitas as ligações das tubagens entre os painéis
e com o depósito:

do lado esquerdo superior entra
a água aquecida,

do lado direito inferior do depósito sai a água fria
para o painel mais à direita.
(ver abaixo fotos do fazer dos painéis)

e pudemos verificar que está a funcionar,

- este Verão vamos poupar na conta do gás!
Fixe.
fotos:
Gonçalves,
Vítor Andrade e
Maria José Tovar - http://zetovar1.blogspot.com
segunda-feira, 2 de junho de 2008
big (strong) weekend na Gralheira Maciço
Ora aí está! Programa para um grande fim-de-semana no maciço da Gralheira.
Dia 7
“Rota do Pobreiro” – percurso pedestre acompanhando um dia o pastor no pastoreio colectivo das cerca 2500 cabras da aldeia de Covas do Monte.
Para os menos preparados fisicamente temos actividades também em Covas:
1-continuação da recuperação do lagar, onde se pode observar e ajudar o carpinteiro na reconstrução das engrenagens tradicionais.
2-participar na produção e montagem dos painéis solares de baixo custo para a produção de água quente dos balneários da zona de acampamento.
3-moer o milho e o centeio no moinho tradicional amassar a farinha e cozer a broa. Para isto terão a ajuda preciosa da D. Amélia.
4-à noite poderão assistir com os habitantes à projecção dum filme ao ar livre no centro da aldeia
Dia 8
"Rota da Vitela de Lafões" – Na aldeia de Muro.
Durante a manhã teremos oportunidade de, percorrer o caminho que outrora se fazia até à escola de Manhouce, encontrar o Poço do Batandeiro, conhecer o moinho que além de moer fornecia energia eléctrica às casas do Muro. Neste percurso teremos a oportunidade de encontrar vacas Arouquesas a pastar nos lameiros.
Almoço
De tarde, no Curral da Dona Carminda e do Sr. Bento, um concerto de Canto, Piano e Violoncelo, levar-nos-á numa viagem desde o séc. XVIII à actualidade, através de compositores como Handäel, Mozart, Shubert, Gershwin.
Dia 9
“À descoberta de aldeias perdidas”- utilizando a carrinha da associação “Amigos de Covas do Monte” realizaremos visitas a aldeias perdidas na serra.
Para além disto em Covas do Monte há sempre muitas actividades que se podem fazer, como testar o “enfarenamento” (forma tradicional de tratar o ferro para que ele não oxide) da panela de ferro confeccionando lá uma refeição colectiva.
Dia 10
“Sopa de S. Macário” – No parque de merendas de S. Macário. Cada participante traz um condimento para adicionar aos legumes de produção local, os talheres e a bebida.
Esta sopa é sempre diferente e tanto mais rica quanto maior a diversidade dos participantes.
Para chegar a Covas do Monte
Existem várias maneiras de se chegar a Covas do Monte quer se venha do Sul ou do Norte tendo como ponto de orientação S. Macário.
De S. Pedro do Sul – direcção S. Macário através das estradas N16 - N228 (direcção S. Felix) - N559 (direcção S. Macário / Covas do Monte) e finalmente a N1216 que nos levou até ao cruzamento para descer para o destino final.
As coordenadas são N40 53.269 W8 05.952
Mais informações em:
www.criaraizes-spedrosul.com/site/untitled/Contactos.htm
sistema de aquecimento de água artesanal no "Campo das Oliveiras"
Começámos por instalar as casas-de-banho e estamos a construir um sistema solar artesanal para aquecimento de água.
Posteriormente, haverá ainda eventos comunitários para a instalação da cozinha solar e da energia eléctrica com origem em painéis solares … será?!
Temos de ir a Covas do Monte para ver!
E Fazer.
Os fundos realizados no Campo das Oliveiras são investidos na continuação da construção deste espaço de acolhimento.






"tecologia apropriada" / "appropriate technology" ??
http://www.misereor.org/pt/experiencias-e-servicos/tecnologia-apropriada.html
http://eumatil.vilabol.uol.com.br/goldemberg.htm
terça-feira, 27 de maio de 2008
K&Batuna pela noite dentro mostram que este Verão vai ser a bombar

... depois de um extenuante dia de reflexão e partilha de experiências
em torno das questões da Pedagogia em Contexto de Lazer,
e do Enriquecimento Curricular,
todos os participantes agradeceram a Ceia e brindaram à Educação.
E foi tanto assim que a K&Batuna - Tuna da ESEC -
foi convidada pelo Sr. João (do Presunto),
para vir animar a Festa Anual de
Covas do Monte, que acontece no 2º Domingo de Setembro de 2008.


Virou!
Panela ao Lume nos verdejantes Claustros da ESEC

com a abundância de ingredientes que juntámos em torno da Panela,
trazidos pelos participantes, foi fácil preparar a Sopa ...


pelo Restaurante da Associação "Os Amigos de Covas do Monte",
e contámos com a experiência do Gonçalves a cortar legumes,
especialmente cenouras,

e depois foi uma alegria,
- todos comeram e beberam
e ficaram com a barriguita composta!

http://agricabaz.blogspot.com/2008/05/sopa-de-s-macrio-na-esec-escola.html